segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

Ligação entre Pai e Filha



Uma criança (ao nascer) possui 2 referenciais de ser humano com quem ela estabelece os primeiros vinculos afetivos: um é a mãe e o outro é o pai. Claro que há exceções pois muitas crianças são criadas por avós, tios, vizinhos, etc....mas independente disso, quero falar sobre o primeiro referencial masculino da vida de uma mulher que é o pai...
Eu amo meu pai e adorava quando ele me levava (junto com meus irmãos) nas inúmeras viagens que fazíamos durante a infância...lembro dos temores dele quando algum de nós ficava doente, o instinto protetor dele com os filhos era bem elevado e ainda é.....e isso eu acho bom.
Tenho um paizão, graças a Deus.
Quando minha filha nasceu, vi aos poucos nascer esse instinto protetor no meu marido, junto com os medos e inseguranças que todo pai sente no primeiro ano de vida, havia também uma ligação afetiva se estabelendo. Hoje (ela está com 6 anos) e sempre quando chega em casa (todo dia) me pergunta: E o papai já chegou? ou então (durante o dia): aonde ele foi?, ele tá no consultório? e por aí vão as perguntas até meu marido chegar e quando ele chega em casa, ela esquece um pouco da mãe (e eu acho até bom....rs)
É gostoso ver que existe essa ligação e o quanto ela será importante para a minha filha ao longo da vida dela...mesmo quando estiver adulta e surgirem os primeiros namorados, é no pai que ela buscou o referencial de homem que ela quer (ou deseja) ter ao lado dela.

Um comentário:

  1. É muito importante essa ligação e referencial às filhas... Faz muito bem!!! beijos,linda semana,chica

    ResponderExcluir